fbpx

Por que empresários do varejo estão mais atentos ao planejamento tributário?

creditos-icms-sacolas-plasticas
Segundo SEFAZ/SP sacolas plásticas não geram crédito de ICMS
16 de agosto de 2019
abstract blur in supermarket
Classificação de produtos: o impacto do PIS/COFINS para o setor supermercadista
21 de novembro de 2019
Exibir tudo
Planejamento tributário para supermercados

Planejamento tributário para supermercados

Já faz algum tempo que o planejamento tributário vem sendo discutido e implementado em empresas do mais diversos segmentos no Brasil. Mas aqui vamos dar destaque ao tema em relação ao mercado varejista. E não faremos isso só por se tratar da maior área de atuação da Mamere & Ferraz Advogados, mas também pela representação que tem o comércio varejista na economia nacional e pelas complexidades e peculiares desse segmento.

Para responder de forma bem sucinta a questão do título, podemos dizer que cada vez mais os empresários do varejo estão se dando conta dos benefícios relacionados ao planejamento tributário, que envolvem pontos cruciais da estratégia de qualquer empresa: redução de custos e, consequentemente, aumento de lucros.

Contudo, queremos tratar o tema mais a fundo, entendendo os detalhes e as motivações que fizeram com que os profissionais varejistas passassem dar mais atenção ao planejamento tributário. Para isso, levantaremos algumas das que acreditamos serem as principais razões:

Redução de custos tributários no varejo

Todo mundo sabe a complexidade e os custos gerados por impostos em nosso país e, quando levado à pessoa jurídica, ainda mais do varejo, isso fica ainda mais evidente. São impostos federais, estaduais e municipais bem específicos para cada tipo de comércio. Até por isso, é absurdamente necessário optar pela forma adequada de tributação e acompanhar cada alteração (sabemos que no Brasil são frequentes) e, depois de disso, acompanhar se estão sempre sendo aplicadas e pagas de forma correta.

Qualquer deslize que possa estar ocorrendo na empresa em relação aos custos tributários, pode afetar o sucesso da companhia como um todo. Por isso, o planejamento, que analisa, a situação fiscal de forma generalizada, observando desde o regime de tributação selecionado, passando por questões trabalhistas, cadastro de produtos (no caso do varejo) até os gatos, faturamento, lucros e investimentos.

Tranquilidade fiscal para comércios do varejo

A essa altura já está desmistificada aquela ideia antiga que se tinha de que só usando meios ilegais para “driblar” o Fisco é que poderia obter “facilidades” tributárias. E já ficou provado que esse tipo de ação só prejudica a empresa. Além de trazer uma reputação péssima para a companhia – que mais hora menos hora, será descoberta – por eventuais atividades ilegais, ainda traz um grande prejuízo ao ter que arcar com custos fora do planejamento, como possíveis multas, pagamento em si dos impostos e ressarcimentos.

Com o planejamento tributário, que vai encontrar formas completamente legais, de reduzir os custos tributários, além da tranquilidade de estar agindo em benefício de sua empresa, dentro da lei, também traz a tranquilidade de saber que selecionou o meio mais adequado de tributação, de que está atualizado de eventuais alterações, etc.

Ganho em competitividade no setor varejista

Se estamos aqui a analisar os motivos que levaram os empresários varejistas a darem mais atenção ao planejamento tributário, é porque já é um fato que estão extremamente atentos a essa necessidade. E se sua empresa ainda não está, certamente, está perdendo em competitividade.

Sendo bem direto: se seus competidores já estão adotando métodos para reduzir custos, aumentar a tranquilidade fiscal e, consequentemente, aumentar o faturamento e o lucro, e você ainda não está observando essa questão, está ficando para trás. E em um segmento extremamente competitivo com o varejista, cada detalhe pode fazer toda a diferença para disputa por espaços e clientes.

Agora que você já conhece as principais motivações dos comerciantes varejistas para investir em planejamento tributário, conte para nós como está essa questão na sua empresa. Vocês já aderiram esse tipo de ação? Estão gostando dos resultados? Concorda com esses motivadores ou vê outros principais? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *