Não é novidade para ninguém que o cotidiano do empreendedor brasileiro ficou ainda mais difícil durante a pandemia causada pela Covid-19. Com os problemas no comércio e as paralisações, muitas empresas estão passando por momentos delicados. Mas você já leu sobre a compensação cruzada: como funciona e seus benefícios?
A compensação cruzada é um mecanismo que foi liberado pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial.
Em vigor desde 2018, o principal objetivo é tornar possível a compensação cruzada ou compensação tributária unificada.
Mas como isso pode ajudar a minha empresa? Aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba mais sobre compensação cruzada: como funciona e seus benefícios.
É fundamental explicar o que é a compensação cruzada e como esse mecanismo pode fazer a diferença na vida do empreendedor.
Isso porque a medida facilita o trâmite entre os contribuintes que possuem crédito perante o Governo Federal.
Ou seja, é por meio desse padrão que os indivíduos conseguem solicitar os créditos que estão com a Receita Federal, via declaração ou até mesmo pelo débito das contribuições previdenciárias – Patronal/Terceiros/Segurados.
Nos casos em que a empresa utiliza o eSocial, ainda é possível desfrutar de mais um benefício, podendo transferir os créditos para outros tributos federais.
Esse formato de utilizar o crédito que fica com a Receita Federal foi instituído por meio da Lei nº 13.670, aprovada também em 2018.
Ao optar por utilizar esse superávit em outras contas, o intuito é que as contas da empresa fiquem mais organizadas, ou seja, que o caixa fique com dinheiro e que as despesas com os tributos e impostos diminuam.
Afinal, todos sabem que com o dinheiro em caixa fica mais fácil pensar em soluções que podem resolver problemas do cotidiano ou até mesmo pensar na implantação de novas tecnologias e programas para facilitar o dia a dia na instituição.
Para poder desfrutar dos benefícios da melhor forma possível, é essencial estar atento aos critérios e regras que valem para cada uma das situações.
É claro que cada caso é diferente e os requisitos também podem variar. Confira as regras mais comuns:
• O mecanismo só está disponível para as empresas que utilizam o eSocial;
• Só serão válidos os débitos e créditos analisados no período anterior.
Sendo assim, após verificar alguns dos quesitos mínimos para utilizar a solução, basta conferir se a sua instituição está de acordo.
Entretanto, vale ressaltar: antes de decidir se essa solução será ou não a ideal para o seu negócio, lembre-se que o principal objetivo é auxiliar com as contas do mês, ou seja, de aliviar o caixa da empresa.
Sendo assim, ao optar por essa solução, você terá mais dinheiro para pensar em novas soluções e até mesmo em novos produtos para a sua marca.
Afinal, sabemos que estar sempre em evolução é algo que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, não é mesmo?
Após tomar a decisão, é preciso entrar em contato com a Receita Federal no prazo estipulado para demonstrar o interesse na compensação cruzada.
Gostou de conferir o texto sobre a compensação cruzada: como funciona e seus benefícios? Continue acessando o nosso blog para conferir mais informações. Até a próxima.